Agosto Dourado

Agosto é marcado pela campanha de conscientização da importância do aleitamento materno. A recomendação é que até os 6 meses a criança seja exclusivamente alimentada com leite materno, e até os 2 anos pelo menos com o complemento de outros alimentos.

Nem toda mulher pode ou consegue amamentar, mas quando tem a possibilidade, o médico é orientado a incentivar a mãe a fazer até os 2 anos da criança.

Por que a amamentação é importante?

O leite materno não é sempre igual, ele pode variar os nutrientes, consistência e gordura a depender da necessidade do bebê.

Além de servir como alimento, o leite é rico em células de defesa. Essas células, passadas da mãe para o bebê vão formar o sistema imune da criança e prevenir contra algumas infecções comuns da idade. A amamentação pode ainda prevenir inúmeros tipos de alergias, a obesidade, e algumas doenças crônicas.

O movimento de sucção que o bebê faz no peito é diferente do que faz com chupetas e mamadeiras, por isso esses benefícios são mais observados em bebês amamentados. O movimento de sucção também é importante para fortalece os pulmões, a musculatura do crânio e tem efeitos positivos na fase de crescimento dos primeiros dentes.

O momento da amamentação é benéfico para o bebê e para a mãe também, pois ambos aproveitam os pontos positivos. Amamentar diminui o estresse dos dois, estabelece e fortalece os primeiros laços afetivos do bebê, ajuda a mãe a perder peso que pode ter ganhado durante a gestação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *