Pirâmide Alimentar: Carboidratos

O primeiro grupo da pirâmide alimentar, os carboidratos, apesar de serem tratados como vilões, são responsáveis por gerar energia para o organismo, portanto são fundamentais. Todos os alimentos têm uma certa quantidade de carboidratos.

O grupo 1 está na base e é o maior grupo da pirâmide, isso significa que os carboidratos são fundamentais na alimentação e precisamos consumir de 5 a 9 porções por dia.

Existem dois tipos de carboidratos, os simples e os complexos. Os simples têm uma digestão mais rápida e tem uma alta taxa de valor glicêmico, porque a glicose produzida vai rapidamente para o sangue, ao se alimentar com esse tipo de carboidrato é comum que tenhamos fome mais cedo. Já os complexos não causam a sensação de fome tão cedo porque levam mais tempo para ser digeridos, chegam até o sangue mais devagar e não produzem um pico de glicose.

Exemplos de alimentos de carboidratos simples: Doces, açúcar refinado, pão branco, mel, geleias.

Exemplos de alimentos de carboidratos complexos: Pães, massas e arroz integrais, batata doce.

O recomendável é ingerir os alimentos de carboidratos complexos pela sua absorção mais lenta principalmente para diabéticos, já que esses alimentos não causam um aumento súbito nos níveis glicêmicos, além de serem fonte de fibras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *