Sexualidade e libido feminina.

Mulher falar de sexo ainda pode ser um tabu bem grande, então é normal que algumas mulheres enfrentem problemas em silencio. A libido é o desejo sexual, e vários fatores podem influenciar nele.

Primeiro é importante definir que não existe certo ou errado, se você acha que sente menos libido em comparação a outas pessoas, mas não tem problemas por causa disso, então tudo bem. Quando começa a te atrapalhar e você começar a achar que algo está estranho, pode procurar um ginecologista para tirar dúvidas, e se for o caso, fazer alguns exames.

A libido feminina depende bastante dos fatores psicológicos, se a mulher não se sentir à vontade, é normal que ela tenha menos desejo. Além disso, o humor, problemas pessoais ou no trabalho, a autoestima e o cansaço podem interferir. Geralmente durante o processo de terapia com um psicologo (sexólogo ou não), essas questões que são inimigas da libido serão abordadas e trabalhadas, lembrando sempre que o trabalho do psicólogo é pautado por um código de ética e o profissional tem com obrigação manter todo e qualquer informação em sigilo.

Doenças como depressão e ansiedade, dores crônicas e até alterações ginecológicas também alteram a libido. Em alguns casos a mulher tem uma diminuição no desejo sexual por sentir dores durante a relação, nessa hora é importante avisar ao médico para que ele(a) avalie a necessidade de uma investigação.

Antes de tomar qualquer remédio ou “cura milagrosa” converse com um profissional sobre o assunto, muitas vezes a falta de desejo é um sintoma e não o problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *