Autoestima.

Quando falamos em autoestima quase automaticamente pensamos na aparência, mas na verdade a autoestima está ligada com todo tipo de amor próprio, desde a valorização das pequenas vitórias até gostar de si mesmo.

Desde muito novos somos metralhados com imagens e padrões de beleza e de sucesso, geralmente impossíveis de serem alcançados. Junto a isso, as indústrias lucram com nossa falta de amor por nosso corpo, vendem cremes, cirurgias, tratamentos, meios “mágicos” para alcançar sucesso. Tudo para atingirmos um padrão utópico.

Como todos esses estímulos é comum criarmos o costume de nos cobrarmos demais, exigir de nós mesmos coisas muito mais longe do possível e constantemente nos diminuirmos. A autoestima é um exercício diário, com tanta cobrança vinda de fora, precisamos focar em outros aspectos nossos além das coisas ruins.

Para cuidar da nossa saúde mental é importante tomar algumas medidas além de adotar hábitos.

  • Com o crescimento das mídias sociais as vezes acabamos recebendo muitas cobranças e nos comparamos com pessoas bem-sucedidas e esquecemos que tudo na internet parece perfeito, se você se sente mal ao acompanhar alguém ou uma figura pública, deixe de seguir.
  • Não se compare, dificilmente as pessoas que você não conhece tão bem te mostrarão seus fracassos, mas todos temos. Além de que, o sucesso é relativo, se sentir realizado pode não ter a ver com dinheiro, por exemplo.
  • Cuidado com as cobranças, comer um brigadeiro fora da dieta não vai desandar todo seu avanço, trabalhar dobrado para ter dinheiro para fazer o que gosta não serve se você estiver exausto demais porque trabalhou muito. Tudo deve ser equilibrado, sem exageros ou privações.
  • Cuide de você, isso inclui a saúde física e a mental. Fazer um checkup semestral não faz diferença se você não tira um tempo do seu dia para fazer algo que gosta.

Seguir esses passos não garante que você irá se amar, isso depende de cada pessoa, mas exercícios diários e mudanças de hábitos podem ajudar bastante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *