Doença de Crohn – Mês da conscientização das doenças inflamatórias intestinais.

O que é?

A doença de Crohn é uma doença inflamatória do trato gastrointestinal, pode se manifestar desde a boca até o anus e atinge camadas mais profundas dos tecidos. É uma doença autoimune e crônica, portanto não tem cura.

No Brasil, apesar de ser uma doença comum, pouco se fala sobre o assunto. As doenças inflamatórias intestinais geralmente causam diarreia intensa, o que pode constranger os pacientes, que muitas vezes preferem esconder as crises. Os sintomas que envolvem as DII ainda são cercados de muito tabu.

O Crohn não é uma doença infecciosa, você não “pega”, quem tem essa enfermidade nasce com ela e pode levar anos até apresentar o primeiro sintoma (ou até mesmo nunca apresentar nada). Não se sabe ao certo o que pode desencadear a doença, os principais fatores relacionados ao aparecimento dos primeiros sintomas são: o fator hereditário, o estado emocional, e fatores biológicos.

Ser autoimune significa que a doença é causada por um processo inadequado do sistema imune. Um sistema imunológico saudável identifica e ataca os invasores no corpo, como vírus e bactérias, já o sistema da pessoa com doença autoimune confunde elementos invasores com os do próprio corpo, e ataca as próprias células.

Sintomas:

A doença pode apresentar os seguintes sintomas:

  • Diarreia;
  • Fezes com sangue;
  • Dor abdominal;
  • Febre;
  • Fadiga;
  • Inflamação nas articulações;
  • Fístulas;
  • Fissuras no tecido dos orgãos;
  • Aftas.

Qualquer órgão do sistema gastrointestinal pode ser afetado, ou seja, as feridas causadas pela inflamação podem aparecer na boca, esôfago, estomago, intestino delgado e no intestino grosso. O crohn pode ser leve, moderado ou grave, a depender da extensão da inflamação e a quantidade de órgãos acometidos.

Tratamento:

Por ser crônica, a doença não tem cura, o paciente sempre terá a doença. O que os médicos buscam é colocar a doença em remissão e garantir a qualidade de vida. A remissão é um período que a doença “dorme”, nessa situação as feridas estão cicatrizadas e o paciente vive uma vida normal.

O tratamento do crohn é medicamentoso, há necessidade de tomar remédios específicos para induzir e manter a remissão. Os mais comuns são a sulfasalazina, a mesalazina e os corticosteroides; eles agem com antinflamatórios; em alguns casos é recomendado o tratamento de imunossupressão com medicações biológicas; e como última alternativa, pedaços de tecido afetado podem ser retirados cirurgicamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *