Abordagens Psicoterápicas.

Em umapublicação anterior comentamos sobre a psicoterapia e quando procurar, poucas pessoas sabem que existem abordagens teóricas diferentes nas quais o psicólogo pode nortear seu trabalho. Cada teoria tem seu modo de observar e interpretar as pessoas.

Nenhuma abordagem é melhor que a outra, todas tem comprovação cientifica de eficácia, o que acontece é que a pode pessoa se identificar mais com uma teoria e preferir que seu processo psicoterápico aconteça pautada por esse tipo específico.

Psicanálise: Freud propõe que a mente humana funciona em nível consciente e inconsciente, ou seja, nem todas as nossas ações são tomadas por motivos óbvios e pensados. O inconsciente esconde desejos e se manifestar através de atos falhos, sonhos e mecanismos de defesa. Divididos entre 3 instancias, o ID, o ego e o superego; o ID é regulado pelo princípio do prazer, os desejos (alguns proibidos) e vontades, as vezes,  socialmente não aceitas; o superego é regulado pelo princípio das regras, pela ética e normas sociais presentes em nossa cultura; o ego é regulado pelo princípio da realidade: ele opera entre o princípio do prazer e o princípio das regras a fim de realizar os desejos do ID dentro da ética social.

Comportamental: Na abordagem comportamental, o pensamento do psicólogo sobre o paciente gira em torno do comportamento do paciente. Algum estímulo (pode ser alguém, alguma situação) gera um comportamento, que leva a uma consequência. Essa lógica de pensamento é inserida na realidade do paciente para que tenha uma melhor adaptação aos acontecimentos

Cognitivo comportamental: Consiste na mistura de conceitos das teorias cognitivas com conceitos da teoria comportamental. Criada psiquiatra norte americano Aron Beck na década de 60, essa abordagem propõe um tratamento focado nos acontecimentos da vida levando em conta suas crenças, hábitos, pensamentos, bem como a pessoa percebe, como se sente e o que pensa quando passa pela situação que suscitou sentimentos de tristeza ou melancolia e sensações negativas. Diferente da Psicanalise, a Teoria Cognitiva Comportamental (TCC) mantem o foco em comportamentos, pensamentos, emoções e a situação problema: identificar padrões e entender (dessas instâncias citadas) relacionados à origem das situações problemas/angustia para alterar os significados emocionais e comportamentais a fim de trazer uma melhoria na vida da pessoa, com relação a situação problema.

Não há teoria mais certa ou que funcione melhor, cada pessoa funcionará melhor com um tipo, uma dica é se você já tentou fazer terapia e não gostou, procure um profissional de uma abordagem diferente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *