Drenagem linfática

No nosso corpo, possuímos o sistema linfático, esse sistema consiste em uma serie de vasos que absorvem a linfa. Por sua vez a linfa é o excesso de líquido dos órgãos e tecidos, possui orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas.

A drenagem linfática consiste em uma série de movimentos e técnicas para estimular o sistema linfático a trabalhar de modo mais acelerado, além de promover oxigenação nas células.

Outros benefícios da drenagem incluem: diminuição do inchaço causado pela retenção de líquidos, auxilia na eliminação de toxinas, melhora da circulação sanguínea, entre outros.

Segundo a sociedade brasileira de dermatologia (SBD), a drenagem não deve ser um processo doloroso com movimentos pesados pois isso danifica os vasos linfáticos.

Para isso, o procedimento deve ser realizado por um profissional capacitado, que tenha estudado a fisiologia e as técnicas da drenagem.

A SBD incida a drenagem em casos de:

  • Inchaço de tecidos;
  • Inchaço durante a gravidez ou tpm;
  • Problemas circulatórios;
  • Celulite;
  • Tratamento pós lipoaspiração;
  • Relaxamento.

Em alguns casos a drenagem não é indicada porque pode causar prejuízos ao organismo. São casos de Infecções agudas, insuficiência cardíaca, hipotensão, febre, flebite (inflamação da parede da veia), e outros. Portanto para realizar o procedimento é importante conversar com o profissional e ser totalmente sincero sobre problemas de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *