Tipos de Transtorno de Ansiedade

A ansiedade é um sentimento normal, é uma sensação de medo que sentimos quando estamos frente à algum perigo, como um lugar muito alto ou um assalto, por exemplo. A ansiedade só passa a ser considerada uma doença quando afeta significativamente a vida do indivíduo por pelo menos um período.

Existem alguns tipos de ansiedade que especificam o medo que gera o sofrimento. Segundo o DSM (Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais ) são eles:

  • Transtorno de ansiedade de separação:

Medo incapacitante de se separar de figuras de apego (como os pais) ou da sua casa, mais comum em crianças.

  • Fobia:

Medo inexplicável e incapacitante de algo ou de situações (como por exemplo, medo de aranha, medo de palhaço etc.). Geralmente a pessoa com fobia evita ao máximo situações que possam apresentar o objeto que causa ansiedade.

  • Fobia social:

Medo de público, a pessoa com fobia social evita festas, lugares muito lotados e principalmente, evita falar em publico ou apresentações. É comum que uma pessoa com fobia social, ao ser forçada a participar de uma situação dessas, “trave” e não consiga responder.

  • Transtorno de pânico

É um pico de medo ou desconforto desproporcional, o pânico comumente aparece em “ataques”, em cada ataque a pessoa pode apresentar sintomas como falta de ar, tremores, choro incontrolável, sensação de sufocamento, sudorese, sensação de aperto no peito, palpitações ou coração acelerado, dormência nas extremidades do corpo, medo de morrer e medo de “enlouquecer”. O ataque pode ser desencadeado por uma situação especifica e que a pessoa sabe que tem medo ou incomodo, ou pode aparecer por situações que a pessoa não imaginava que lhe causariam medo.

  • Transtorno de ansiedade generalizada:

Esse é o tipo mais comum, a pessoa com TAG experimenta os sintomas da ansiedade e de medo sem estar em perigo iminente. Apesar de ser desencadeada por algo, nem sempre o individuo sabe o que é, a psicoterapia ajuda a identificar e lidar com essas situações. Quem tem TAG pode sentir angústia, inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade em se concentrar, e problemas com o sono. É como se a pessoa estivesse em estado de alerta o tempo inteiro, mesmo sem a necessidade.

Diagnóstico.

O diagnostico deve ser feito por um médico (preferencialmente um psiquiatra) ou psicólogo após o relato do paciente. O profissional identificará se é um transtorno ansioso e qual o subtipo.

Tratamento

O transtorno de ansiedade pode ou não necessitar de medicação, depende de cada quadro. O mais comum é o tratamento com antidepressivos (apesar do nome, os antidepressivos combatem os sintomas de ansiedade e algumas outras patologias além da depressão).

Como em qualquer outro transtorno mental, o psicólogo é fundamental para o tratamento, a medicação pode auxiliar no controle dos sintomas, mas só o psicólogo poderá ajudar o paciente a chegar na raiz do problema e a lidar com as situações que causam ansiedade. Estudos comprovam que sem a psicoterapia, a medicação não trata o transtorno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *