Vegetarianismo e Veganismo: como funcionam e quais as diferenças.

O vegetarianismo e o veganismo são parecidos na questão principal: o não consumo de alimentos de fonte animal, porém o veganismo se enquadra como movimento pela causa animal.

No vegetarianismo as pessoas excluem da dieta todo e qualquer tipo de carne, seja por motivos éticos, religiosos ou simplesmente por preferência. O vegetariano pode ser classificado em alguns tipos, entre eles;

Ovolactovegetarianismo – inclui na sua alimentação ovos, leite e derivados

Lactovegetarianismo – além da carne, também não consomem ovos

Ovovegetarianismo – consome ovo, mas não ingere leite ou derivados e carne

Vegetarianismo semiestrito – exclui tudo de origem animal menos o mel.

Vegetarianismo estrito – não consome absolutamente nada de origem animal, comumente confundido com veganismo, mas são conceitos diferentes.

No caso do vegano, além de ser vegetariano estrito, a pessoa também faz parte de um movimento social que luta pelos direitos animais. Os veganos argumentam sobre a falta de humanidade e crueldade da indústria alimentícia com os animais.

“O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade. Dos veganos junk food aos veganos crudívoros – e todos mais entre eles – há uma versão do veganismo para todos os gostos. No entanto, uma coisa que todos nós temos em comum é uma dieta baseada em vegetais, livre de todos os alimentos de origem animal, como: carne, laticínios, ovos e mel, bem como produtos como o couro e qualquer produto testado em animais.” Definição por The Vegan Society

Portanto o vegano, além de não se alimentar com nada proveniente dos animais, também não consome produtos e materiais que tenham algum ingrediente de origem animal, ou que testem em animais. Portanto, vai alem de práticas alimentares, evolve questões éticas.

Para quem tem interesse em reduzir ou eliminar o consumo de carne, é recomendável que procure o auxilio de um nutricionista para que as substituições sejam feitas adequadamente. Ser vegetariano não implica na deficiência de nutrientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *