Vacinação: Mitos e Verdades.

A queda na procura de vacinas, e os aumentos de doenças endêmicas como o sarampo devem ser motivo de preocupação para toda a sociedade. Algumas pessoas deixam de se vacinar por desinteresse, outras acreditam em alguns mitos sobre a vacinação.

A seguir listamos alguns mitos e verdades sobre o assunto parar ajudar a desmistificar esse assunto.

“A vacina pode transmitir a doença”

MITO. Na composição das vacinas não há agentes capazes de causar uma infecção, porque dentro da fórmula são utilizadas algumas partes ou o vírus morto e incapaz de causar algo

“Vacinas causam autismo”

MITO. Uma pesquisa muito duvidosa da década de 90 tentou ligar o aumento no número de casos de autismo com as vacinas, porem muitas pesquisas sérias foram realizadas após isso e confirmaram que as vacinas não tem nenhuma ligação com o autismo.

“Só é necessário se vacinar durante uma epidemia”

MITO. Para evitar a epidemia, as pessoas precisam se prevenir através da imunização. As doenças não deixam de existir porque não ouvimos sobre novos casos. Quando deixamos de nos vacinar estamos vulneráveis àquela patologia

“Aplicar várias vacinas de uma vez pode fazer mal”

MITO. Salvo algumas exceções em que pode haver interação medicamentosa, não há problema nenhum em tomar vacinas diferentes de uma só vez, o sistema imunológico não fica sobrecarregado.

“Pode evitar paralisia infantil”

VERDADEIRO. Algumas gotinhas podem mudar a vida inteira do(a) seu(sua) filho(a), as gotinhas impedem que a poliomielite se espalhe entre as crianças.

“Não funcionam”

MITO. Para que possam ser distribuídas à população ou comercializadas, as vacinas (como qualquer outra medicação) passam por uma série de testes rigorosos, onde comprovam eficácia e se mostram seguros.

“Causam efeitos colaterais e podem até matar”

MITO. Algumas vacinas podem causar sintomas leves e moderados que passam em poucos dias, reações mais graves geralmente estão ligadas à contra indicações

“Pessoas com alguma doença não podem se vacinar”

MITO. Pessoas com diabetes, hipertensão, problemas respiratórios ou outras doenças crônicas fazem parte do grupo de risco, portanto tem mais necessidade da imunização. Em todo caso é importante conversar com seu médico para saber se você não tem alguma contra indicação. 

“As vacinas oferecidas gratuitamente pelos postos de saúde têm uma qualidade inferior”

MITO. A qualidade é a mesma, pode mudar o laboratório que fabricou, mas de novo, para estar disponível ao publico a vacina passa por inúmeros testes do fabricante. Algumas vacinas podem ter dosagem diferente também.

“Previne alguns tipos de câncer”

VERDADEIRO. Vacinas contra a hepatite e o HPV podem evitar alguns tipos de câncer, justamente porque esses vírus são conhecidos por causar essa doença em alguns órgãos.

“Precisam ser renovadas”

VERDADEIRO. Algumas vacinas como tétano, e febre amarela precisam do reforço para continuarem protegendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *