Automedicação: o que é e perigos.

A automedicação é uma prática em que uma pessoa toma remédios sem indicação médica, isso pode causar sérios riscos para a saúde, a depender da medicação tomada. Automedicar-se pode causar problemas como:

Mascarar doenças: Sintomas recorrentes podem ser sinal de alguma doença desconhecida. tomar remédios sem conhecimento médico pode esconder algum problema de saúde.

Interação medicamentosa: Alguns remédios de rotina ou remédios sem prescrição tomados juntos podem interagir. A interação pode anular o efeito do remédio, causar reações e mal-estar.

Alergia: As vezes mesmo conhecendo que alguma medicação causa alergia, remédios com outro nome, ou compostos similares podem desencadear a alergia, o médico sabe qual medicação pode causar esse efeito.

Efeitos colaterais:  algumas medicações podem causar sintomas e podem afetar certos órgãos quando tomados em maior quantidade. Alguns remédios, apesar de serem comercializados, não são indicados por isso, e são prescritos em situações especificas.

Intoxicação: ao tomar remédios sem prescrição, pode-se tomar a dose errada, a superdosagem pode acontecer principalmente no caso de crianças, que geralmente precisam de uma dose menor por ter menos massa corporal.

Bactérias super-resistentes: no caso de antibióticos, o uso sem recomendação médica pode acarretar o desenvolvimento de bactérias resistentes. O antibiótico mata as bactérias de modo progressivo, e tomar o antibiótico errado, na dose errada ou na hora errada podem “vacinar” as bactérias e agravar o quadro de infecção.

Riscos à saúde: Pessoas com certas doenças crônicas não podem tomar alguns medicamentos. Dependendo da doença e do remédio pode acontecer uma piora no quadro da doença.

O ideal é sempre tomar remédios mediante recomendação médica. Pacientes com dores crônicas podem pedir uma lista de medicações com dosagem e instruções de uso que podem tomar se necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *