Entenda como ocorre a intoxicação por monóxido de carbono.

Uma família brasileira de 6 membros foi encontrada morta no Chile, na última quarta feira, 22 de maio. A suspeita das autoridades locais é que a família tenha sido intoxicada por monóxido de carbono.

O monóxido de carbono é um gás formado por combustão com pouco oxigênio, é produzido por carros e aquecedores movidos à combustível, ou pela queima de carvão, por exemplo. O gás é inodoro, incolor e levemente inflamável, porém é extremamente tóxico para pessoas e animais.

Quando respiramos, as células de sangue se ligam ao oxigeno, levando-o para todos os tecidos do corpo proporcionando a oxigenação. O que acontece com o monóxido de carbono é que por ser muito mais compatível quimicamente com as hemoglobinas (componente do sangue que transporta oxigênio) do que o oxigênio, o corpo “se confunde” e acaba transportando o monóxido ao invés do oxigênio.

Uma vez envenenada, a vítima corre risco de morte por baixos níveis de oxigênio. Os sintomas da intoxicação incluem:

  • Dor de cabeça;
  • Tontura;
  • Confusão mental;
  • Fraqueza;
  • Náusea e vomito;
  • Perda de consciência.

Geralmente as vítimas de intoxicação morrem dormindo em questão de horas, uma vez que o gás causa sonolência.

Recém-nascidos, idosos, pessoas com problemas respiratórios e cardíacos, e anêmicos correm um risco maior de envenenamento com esse gás.

É indicado que haja um detector de monóxido de carbono em lugares com maquinas que funcionam por combustível, o detector aciona um alarme se detecta o gás, assim as pessoas são avisadas se correrem risco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *