Rinite:

A rinite é uma inflamação da mucosa no interior da cavidade nasal, e pode ter várias causas. A doença pode ser crônica ou aguda e é caracterizada por obstruções nasais, espirros, coriza, coceiras e alterações do olfato, costuma durar mais de uma hora, dois ou mais dias. Quando uma mulher e um homem alérgicos tem um filho, a criança tem cerca de 50% de chance de se tornar alérgica. Pode acontecer de os pais não serem alérgicos e a criança ter manifestações alérgicas, como asma, rinite, conjuntivite e outros tipos de alergia.

Classificação:

A rinite pode ser classificada em aguda: quando os sintomas duram entre 7 a 10 dias, e crônica: (quando os sintomas persistem por mais de 3 meses).

Tipos de rinite:

  • Rinite infecciosa: É o tipo mais comum. Também conhecido como resfriado comum ou uma infecção do trato respiratório superior. Esse tipo de rinite é ocasionado por vírus ou bactérias. Os resfriados ocorrem após a instalação de um vírus nas membranas mucosas do nariz e nas cavidades sinusais, gerando uma infecção;
  • Rinite alérgica: Neste caso, acontece uma reação do sistema imunológico do corpo a partículas inaladas, consideradas “estranhas” pelo mesmo. As substâncias são chamadas de alérgenos. O nariz é o primeiro local de entrada do ar e substâncias carregadas por ele, sendo responsável pela filtragem, umidificação e aquecimento do ar inalado;
  • Rinite não alérgica: A rinite não alérgica causa espirros crônicos, congestão nasal, coriza, coceira no nariz, ronco e diminuição do olfato. Este tipo é semelhante à rinite alérgica, porém ao contrário de uma alergia, não envolve o sistema imune. A reação alérgica é uma resposta do sistema imunológico de forma exagerada a uma substância inofensiva, também conhecida como alérgeno.
  • Rinite mista: Este tipo de rinite é caracterizada por ter mais de um agente causador, por exemplo, vírus e bactéria ao mesmo tempo.

Sintomas:

 Os sintomas mais comuns são:

  • Coriza;
  • Coceira nasal intensa;
  • Obstrução nasal;
  • Espirros.

Em alguns casos pode acontecer sangramento nasal, coceira no céu da boca, olhos, garganta, conduto auditivo externo e lacrimejamento.

Causas:

A rinite pode ser causada por microrganismos como vírus, bactérias e alérgenos que ficam dispersos pelo ar, podendo penetrar no epitélio respiratório. Os mais comuns são oriundos de ácaros, pelos de animais, descamação da pele humana e animais, fungos, baratas e outros insetos. Poeira, pólen, mudanças bruscas de clima, odores fortes, fumaça de cigarro, alguns alimentos e outros também podem causar alergia.

Tratamento:

Após o diagnóstico diferencial, o tratamento é iniciado de acordo com o tipo de rinite. No caso da rinite aguda a resolução ocorre ainda na primeira semana e o tratamento consiste em higiene nasal (lavagens e gotas com solução salina), analgésicos e antitérmicos (se necessário), descongestionantes tópico locais ou sistêmicos. No caso da rinite persistente, o tratamento consiste em lavagem nasal com soro fisiológico, corticosteroide tópico nasal, anti-histamínicos tópicos nasais ou por via oral, medidas de higiene ambiental, para amenizar o contato do nariz com fatores irritantes para a alergia.

Rinite tem cura?

A rinite aguda pode ser curada com tratamento. No caso da rinite persistente (alérgica ou não alérgica) não há cura, mas o tratamento pode reduzir a frequência e intensidade dos sintomas, mantendo o paciente assintomático em muitos casos. Algumas complicações da rinite envolvem: problemas de sono, roncos (por causa do entupimento no nariz), sinusite, conjuntivites e otite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *