Anticoncepcional masculino.

Atualmente a grande maioria dos métodos anticoncepcionais são femininos, ou seja, a mulher fica responsável por garantir o controle da gravidez. Mas recentemente algumas empresas têm investido em anticoncepcionais masculinos, tanto métodos hormonais como os não hormonais.

Todos os métodos ainda se encontram em fase de teste, portanto não são comercializados.

Uma medicação que tem se mostrado promissora é o Vasagel, tem sido chamado de vasectomia reversível, não é hormonal. Esse medicamento é um gel inserido no canal deferente (canal pelo qual os espermatozoides saem dos testículos) sem a necessidade de incisões, com esse método os espermatozoides não saem do corpo. O interessante desse método é que ele é reversível, quando o homem desejar ele pode retornar ao médico e dissolver o gel com uma solução específica.

Os outros dois medicamentos em destaque são o DMAU e o 11-beta-MNTC, ambos são métodos de contracepção hormonal (cada um tem composição diferente) e o objetivo é diminuir a produção de espermatozoides.

O DMAU ainda não tem os sintomas colaterais bem definidos e está em fase de teste com humanos. Já o 11-beta- MNTC está sendo testado em seres humanos, um grupo de 40 homens com idades entre 18 e 50 anos participou da pesquisa e os sintomas relatados foram: fadiga, acne, dores de cabeça e perda de libido; os sintomas são semelhantes ao anticoncepcional feminino.

A expectativa é que o 11-beta-MNTC seja comercializado como o anticoncepcional feminino daqui 10 anos, em 2029. Não existem informações suficientes quanto à eficácia das medicações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *