Aumento nos casos de Dengue.

Em 2019 estamos enfrentando uma forte epidemia de dengue, em São Paulo já foram registrados mais de 100 mil casos só em São Paulo. Muitas vezes a gravidade da doença que o mosquito pode transmitir é esquecida e a população diminui os cuidados.

O ciclo de vida do mosquito que causa a dengue, o Aedes Aegypti, já é bem conhecido por todos, a fêmea procura locais de água parada onde deposita seus ovos, que em cerca de uma semana, se torna em um mosquito adulto.

Quando adultos, o macho não pica animais em busca de sangue pois alimenta-se exclusivamente de frutas, já a fêmea precisa do sangue para a maturação dos ovos. O inseto pode viver até 30 dias e nesse período, a fêmea pode gerar de 150 a 300 ovos. Os mosquitos que forem gerados por uma fêmea com dengue, transmitirão a doença quando adultos. Portanto nem todos os mosquitos são transmissores.

Ai a importância de eliminar focos de água parada, o único jeito de diminuir os casos é controlando a população de mosquitos. O governo tem um programa que conta com o auxílio de fiscais que vão de casa em casa procurando por pontos que possam ser usados pelo mosquito para colocar ovos, os fiscais são identificados e só entram na casa se o morador permitir.

Além disso é importante que a população atue contra o mosquito, inspecionando a própria casa em busca de focos de água e informando vizinhos. Pneus, caixas d’água, piscinas sem uso ou manutenção, garrafas, pratinhos de vaso de planta, lixo exposto e até mesmo cascas de ovos podem acumular água o suficiente para os ovos se desenvolverem. Todos os lugares com potencial de acúmulo de água, por menor que sejam, dever ser esvaziados e cobertos.

Diagnóstico

Quando o ser humano é picado por um mosquito com dengue, o vírus entra em seu organismo e começa o ciclo viral e se espalha pelo organismo todo. Além da dengue, o mesmo mosquito pode transmitir febre amarela, zika e chikungunya.

O diagnóstico é realizado por um médico com o histórico do paciente, pelos sintomas que estão sendo apresentados e por um exame de sangue, porém esse exame só detecta o vírus de 6 a 10 dias após a contaminação pelo vírus, portanto pode ocorrer um falso negativo se a contaminação for muito recente.

Sintomas

Os sintomas da Dengue podem levar de dois a dez dias para se manifestar, esse é chamado de período de incubação da doença. Os sintomas, parecidos com os da gripe e são os seguintes:

  • Febre;
  • Dor no corpo e principalmente nas articulações;
  • Dor de cabeça;
  • Erupções pelo corpo ou manchas vermelhas;
  • Perda de apetite;
  • Mal-estar;
  • Tremor;
  • Náusea.

Durante o período de multiplicação do vírus no organismo, são formadas algumas substâncias que agridem os vasos sanguíneos, causando diminuição de plasma (o líquido do sangue), diminuição do nível de plaquetas e aumento da concentração de sangue. A desidratação pode causar mal estar e alguns outros sintomas associados à doença, e a queda do nível plaquetário pode ocasionar hemorragias internas.

Tratamento

Não há um tratamento ou remédio específico contra a dengue, o próprio sistema imunológico irá combater o vírus. Mesmo sem um tratamento específico o paciente deve procurar um centro médico imediatamente ao início dos sintomas pois a doença pode ser do tipo hemorrágica (causando perda significativa de sangue), ou pode causar sintomas intensos que podem ser manejados em um hospital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *