Quando é hora de procurar a terapia?

A psicoterapia é um processo terapêutico com várias finalidades. Alguém pode fazer terapia por estar em sofrimento, ou simplesmente para autoconhecimento, evolução pessoal. O grande problema é que atualmente muitas pessoas consideram a psicoterapia “coisa de louco”, e deixam de ir por preconceito.

Diariamente estamos expostos a diversas pressões, exigências, responsabilidades e obrigações. Cada pessoa tem reações diferente frente as diversas situações de estresse e insatisfações, bem como dificuldades diversas. Isto causa tanto um desgaste físico, quanto mental podendo ocasionar alguns desânimos, sintomas de estresse ou até mesmo psicopatologias como a ansiedade e depressão.

Quando ficamos expostos a isso tudo, há uma fragilização psíquica (é completamente normal) e é importante ser acompanhada por um psicólogo. Lembrando que o sofrimento e estresse podem facilmente se manifestar no corpo. As chamadas psicossomáticas, são doenças físicas que se manifestam a partir de questões psicológicas, é um sinal do corpo, um pedido de ajuda.

Mas também há quem procure o psicólogo antes “da bomba estourar”, nesses casos a terapia passa a auxiliar a pessoa no processo de autoconhecimento.

Por isso aquela ideia de que “psicólogo é coisa de louco” cai por terra, a terapia é só mais um tratamento para cuidarmos da saúde, do mesmo jeito que um antibiótico trata uma infecção, o psicólogo, junto ao paciente, trata do sofrimento. É normal se sentir um pouco intimidado pela psicoterapia, antes de começar não conhecemos o processo, e a ideia de se abrir para um estranho pode assustar um pouco.

Ajuda muito lembrar que o psicólogo é um profissional formado, que possui bagagem prática e teórica, não é só uma conversa que você receberá alguns conselhos. A psicoterapia é um processo orientado e científico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *