Benefícios do Yoga para a saúde:

O Yoga surgiu na Índia, o termo vem do sânscrito e significa “União”. Em sua origem o Yoga não se refere apenas à saúde do corpo, pois busca acima disso uma ligação com o universo. Muitas pessoas começam a praticar o Yoga para alcançar um autoconhecimento ou em busca de algum bem-estar. Uma coisa é fato: O Yoga trás muitos benefícios para a saúde!  O Yoga ajuda a adquirir uma consciência corporal e permite a correção da postura no dia-a-dia. Existem alguns “tipos” de Yoga, que na verdade são algumas atividades para o corpo e a mente. Alguns dos tipos de Yoga são:

  • Hatha Yoga­: Está associado à prática de posturas, exercícios de respiração e meditação (concentração/relaxamento). Do sânscrito “ha”- sol e “tha”- lua, o objetivo é unir os opostos e trazer o equilíbrio entre corpo e mente. Há diversas posturas para melhorar a saúde e após alguns meses de prática, pode-se adquirir maior força, flexibilidade, maior equilíbrio e vigor físico.
  • Raja Yoga: Este tipo está associado à meditação e práticas de controle mental. Busca o cultivo da mente através da meditação. O termo significa “União real”. O Raja Yoga também tem como objetivo domesticar o corpo através da autodisciplina. Alívio da ansiedade, autoconhecimento e paz interior são alcançados por muitas pessoas que praticam o Raja Yoga.
  • Bhakti Yoga: neste há a prática de rituais, canto, oração e devoção. Pessoas que praticam Bhakti Yoga, geralmente buscam uma conexão mais aprofundada com Deus e alguma experiência de unidade com o universo. Há também entonações de mantras, que são considerados sons sagrados no Yoga. Os benefícios podem incluir melhor qualidade de vida, aumento da concentração e criatividade.
  • Karma Yoga: O termo “Karma” vem do sânscrito e significa ação ou atos, estando associado a atitude nas ações e aos valores humanos. O Karma yoga busca servir as pessoa e a Deus sem esperar nada em troca, além de trabalhar sem ter como foco os frutos, apenas trabalhar ou fazer algo sem esperar nada em troca, pois isso trás satisfação e sensação de liberdade.
  • Dhyana Yoga: Está relacionado à meditação, visualizações e contemplação. Este tipo busca autoconhecimento através da meditação, e um poder maior de concentração e foco. O termo Dhyana vem do sânscrito e significa “pensar”.
  • Jnana Yoga: Consiste no estudo das escrituras e filosofia de Vedanta. Jnana vem do sânscrito e é traduzido literalmente como “conhecimento” ou “sabedoria”. O jnana busca a verdade e saber o que é a realidade através dos quatro pilares do conhecimento do Mestre Adi Shankara.
  • Kriya Yoga: Esta prática está associada ao equilíbrio energético através de mantras em meditação. Este tipo faz uso de uma série de técnicas e controle da respiração, pois o controle da respiração é autocontrole. Do sânscrito “kri” significa agir ou reagir e “ya” significa alma. Bem-estar, calma e equilíbrio são benefícios para quem pratica o Kryia Yoga.
  • Kundalini Yoga: Associado à desobstrução do fluxo energético no corpo. A Kundalini Yoga busca despertar uma energia presente em nossa coluna vertebral. A energia é despertada por uma prática de posturas, exercícios respiratórios e cantos vocálicos (mantras). Este tipo é representado por uma cobra em movimento de espiral ascendente, em chamas. Segundo os praticantes, seus benefícios costumam ser: melhora da respiração, digestão, uma superação de maus hábitos, e purificação. A palavra vem do sânscrito e significa literalmente “aquele que tem a forma de uma serpente” ou “enrolado como uma cobra”

Os praticantes mais fiéis de Yoga e que entendem dos ensinamentos dizem que não há “tipos” de Yoga, mas sim que ele é dividido em atividades que devem ser realizadas conjuntamente, pois contemplação, devoção, e vários elementos presentes nas atividades do yoga estão presentes num indivíduo, portanto seria um tanto ilógico escolher apenas um “tipo”. De forma geral os benefícios do Yoga costumam ser:

  • Diminui o estresse e ansiedade: A meditação proporciona a um indivíduo a desocupação da mente de problemas, gerando um equilíbrio emocional, bem-estar e paz interior. Também ajuda a combater a depressão, pois promove relaxamento e diminuição da irritabilidade.
  • Condicionamento Físico: Os exercícios, técnicas e postura realizados no Yoga melhoram a resistência e ajudam a fortalecer os músculos, fazendo com que o desempenho do corpo melhore para realização de exercícios e tarefas diárias.
  • Uma boa noite de sono: Como o Yoga proporciona relaxamento e tranquilidade, facilita uma boa noite de sono. A atividade (Yoga) aumenta a produção de melatonina, hormônio responsável por regular o ciclo do sono.
  • Alívio de dores pelo corpo: No Yoga encontram-se presentes exercícios de postura e alongamento que ajudam a liberar tensão, dando mais flexibilidade aos músculos, aliviando dores causadas por fibromialgia, hérnia de disco, escoliose, etc. Quando uma pessoa passa a praticar o Yoga, ela adquire uma consciência corporal, isso significa que ela terá uma maior percepção da postura e corrigirá alterações (contraturas musculares por exemplo), sem causar nenhum dano a coluna ou articulações do corpo;
  • Controle da pressão e batimentos cardíacos: O Yoga promove um melhor funcionamento do coração e pulmão, pois melhora a circulação sanguínea e regula o sistema nervoso, pressão arterial, batimentos do coração e equilíbrio do sistema endócrino. Com os exercícios de expansão dos pulmões e controle de respiração, a capacidade respiratória também é facorecida.

O Yoga trás benefícios aos idosos, pois trabalha os músculos, equilíbrio, flexibilidade e atenção, gerando um fortalecimento e vigor.  As gestantes também podem se beneficiar da prática, pois facilita a adaptação das mudanças do corpo neste período, torna a gestação menos tensa e o relaxamento diminui a ansiedade e preocupações das mães. Os exercícios devem ser adaptados conforme as condições e necessidades de cada pessoa, para que não haja risco de lesões, ou torções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *